terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Burguesia e Proletariado

   A história de toda a sociedade antiga é a historia das lutas de classes.
   Livres, escravos patrícios e plebeus, servo, mestres de corporação e companheiros oprimidos, estiveram juntos em constante oposição, levando uma interrupta luta oculta, abrindo uma luta, que transforma da  sociedade revolucionaria terminando com a ruína comum das classes de combate.
   Na primeira época da historia encontramos quase em todos os lugares uma completa repartição da sociedade em varias ordens de gradação social. Na idade Romana temos Patrício, Senhores, Plebeus, escravos, vassalos, medievais feudal, aprendizes, servos, e ainda em quase todas estas classes havia gradações na sociedade feudal, não abolindo o antagonismo de classe da sociedade burguesa moderna. Ela tem apenas novas condições de opressão, nova formas de luta, no lugar do antigo conjunto.
   Nossa época a época da burguesia, no entanto, é caracterizada pelo fato deles simplificarem o antagonismo de classes. Toda sociedade está cada vez mais dividida em duas grandes classes de campo hostis, em duas grandes áreas, voltado diretamente para cada pé: burguesia e proletariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário